Ninguém quer saber de cupins em casa, não é verdade? A dor de cabeça que esses bichinhos causam podem trazer danos muitas vezes irreparáveis ao seu patrimônio e ameaçar a paz e a ordem no ambiente.

É muito comum pesquisarmos por formas caseiras de eliminação desses bichinhos, porém, segundo o especialista Sérgio Bocaline em entrevista ao programa Mais Você, da Rede Globo, o correto mesmo é buscar ajuda profissional, pois as formas mais eficientes e seguras de eliminar essa praga urbana são praticadas por empresas licenciadas para usar determinados produtos.

Em uma rápida pesquisa pelo Google, encontramos as dores mais comuns das pessoas quando o assunto é cupim:

  • Como eliminar cupins
  • Como exterminar cupins
  • Como eliminar cupins de solo
  • Como eliminar cupins de madeira seca
  • Cupins como acabar
  • Como eliminar cupins de móveis…

E por aí vai…

Antes de entender como se livrar dos cupins, devemos fazer uma distinção entre cupins de solo e cupins de madeira.

CUPIM DE MADEIRA

Acomo-acabar-com-cupinspesar de ambos objetivarem o mesmo tipo de alimento, são sociedades diferentes em termos de aperfeiçoamento. Os cupins de madeira vivem única e exclusivamente em madeira com baixos teores de umidade. Sua presença é detectada através de um pó granulado que os operários jogam para fora do cupinzeiro. Este pó é constituído de fezes e restos de madeira roída. A aparência interna de um cupinzeiro de cupim de madeira geralmente é limpa e mostra as escavações feitas pelos operários. Os cupins de madeira se reúnem em pequenas sociedades que permanecem escondidas atrás de uma fina película de madeira, cuja finalidade é somente manter o micro clima e evitar a entrada de luz dentro do cupinzeiro. Na imagem ao lado podemos avaliar como o estrago acontece e como os cupins se espalham dentro da peça atacada.

CUPIM DE SOLO

Se constituem em grupos sociais organizadíssimos e muito determinados. Como o nome já diz, constroem sua habitação no solo sempre próximo de fontes de celulose (árvores, arbustos, árvores mortas, entre como-acabar-com-cupins-2outros). Precisam muito de umidade, por isso, formam verdadeira cidades que chegam a populações de 200.000 habitantes. Em se tratando de insetos sociais, dividem as tarefas a serem executada na colônia entre as diversas castas. Os operários executam a maioria das tarefas e são aqueles que causam o maior dano às estruturas. Os soldados são encarregados de defender a colônia contra os predadores. Eles não comem madeira e são alimentados pelos operários. Tanto soldados quanto operários são cegos. Na primavera os adultos alados, reprodutores, saem do Cupinzeiro no voo nupcial. É o único momento em que estes insetos são vistos fora do cupinzeiro. Cada casal de cupins vai procurar um novo local para iniciar um novo cupinzeiro. A fêmea é que escolhe o lugar e o macho a acompanha. Eles se transformarão no rei e rainha que irão suprir de novas formas o cupinzeiro por um período aproximado de quinze anos.

COMO FUNCIONA A DESCUPINIZAÇÃO?

Depois de inspecionar o local e identificar com qual tipo cupim que estamos lidando, iniciamos o estudo para definir qual tratamento será adotado. Para cada tipo de tratamento utilizamos técnicas especiais: pincelamento, imersão, pulverização e iscas para monitoramento, e equipamentos apropriados, como: pulverizadores de alta pressão, trados, agulhas injetoras e boroscópio. Quanto aos produtos, utilizamos solventes de baixo odor e maior penetração na madeira e também cupinicidas de maior efeito residual, que além de não desalojar os cupins, ainda fazem que a maior parte da colônia se contamine sem perceber o produto aplicado.

QUAL O PREÇO DA DESCUPINIZAÇÃO?

Quando falamos em economia a melhor opção é a prevenção, por isso, examine cuidadosamente a madeira que está sendo comprada, na forma de móveis ou estruturas. Na fase de construção mantenha a obra sempre limpa de madeira infestadas.

No entanto, quando o problema já está instalado, a melhor medida a ser tomada é contratar uma empresa especializada e com boas referências, porque o controle de cupins é um serviço delicado que quando bem articulado elimina radicalmente a colônia instalada. Porém, a interferência de leigos só poderá vir a prejudicar, espalhando a infestação ao invés de controlá-la.

Nossos técnicos possuem amplos conhecimentos da biologia e comportamento dos cupins, participando de congressos e seminários, parcerias com fabricantes como a Dow AgroSciences e contatos permanentes com órgãos de pesquisa.

A PestClean atua há mais de 15 anos é especialista na eliminação de cupins e você pode solicitar uma análise a qualquer momento, prestamos serviços de qualidade e com garantia. Solicite uma visita técnica, nós analisamos caso a caso pessoalmente, basta clicar no botão abaixo: